Imagem da semana


Designed by:
SiteGround web hosting Joomla Templates
Dicas e lições de fotografia (Locais) Parque do Ibirapuera

Caro aluno.

Frequentemente me perguntam:

-- "É possível fotografar natureza na cidade de São Paulo?"

A resposta é SIM! São Paulo possui diversos locais bastante interessantes e de fácil acesso, nos quais é possível fazer belíssimas fotos!

O Parque do Ibirapuera é um desses locais! Aliás, um dos que mais gosto!


Histórico

A região onde hoje se localiza o Parque do Ibirapuera já foi, até a metade do século passado, um local alagado e pouco atraente.

Essa situação foi resolvida com o plantio de centenas de eucaliptos australianos, a partir de 1927, que ajudaram a tornar o terreno mais firme e seco. A iniciativa foi de Manuel Lopes de Oliveira (Manequinho Lopes), um funcionário da prefeitura apaixonado por plantas.

Em 1951, o governador do estado de São Paulo iniciou o processo de criação do parque, que foi inaugurado em agosto de 1954.

Descrição e atrativos

O Parque do Ibirapuera é um verdadeiro paraíso cercado pela selva de concreto da metrópole!

Ele fica na zona sul da cidade, cercado pelos bairros de Moema, Ibirapuera, Vila Clementino, Vila Nova Conceição e Itaim entre outros. O acesso é bastante fácil, pois é cercado pelas avenidas 23 de maio, Quarto Centenário, República do Líbano e Pedro Álvares Cabral.

O parque possui vários portões de entrada, que facilitam o acesso aos seus vários atrativos: Museu de Arte Moderna (MAM), Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu Afro Brasil, Pavilhão Japonês, OCA, Auditório, Fundação Bienal, Planetário, UMAPAZ, Viveiro Manequinho Lopes, Fonte do Lago e muitos outros!

Suas alamedas e gramados permitem aos visitantes passar agradáveis momentos em contato com a natureza, como se estivessem realmente distantes da cidade.

Além disso, o local é freqüentado por um grande número de pessoas que procuram um lugar tranqüilo para se exercitar. Alguns correm, outros andam de bicicleta, outros simplesmente caminham...

Fotografia

Juntamente com o Jardim Botânico, o Parque do Ibirapuera é um dos locais que oferece melhores oportunidades para a fotografia de natureza na cidade de São Paulo.

Existem atrativos que merecem ser fotografados em todo o parque! Desde o nascer do sol até o anoitecer, cada raio de luz ilumina detalhes da natureza que possuem rara beleza.

A neblina da manhã cria efeitos muito interessantes entre as árvores, que deixam passar apenas alguns raios de luz por suas copas.

O lago abriga em suas margens uma grande quantidade de cisnes, irerês, garças, mergulhões e outras aves aquáticas de grande beleza. Além dessas, pode-se encontrar beija-flores, bem-te-vis, sabiás, gaviões, pica-paus e muitas outras.

As frondosas árvores que margeiam as alamedas impressionam por suas formas grandiosas, troncos com formas e texturas muito interessantes. As flores podem ser encontradas o ano todo, principalmente no Viveiro Manequinho Lopes.

É possível visitar o Parque do Ibirapuera todos os fins de semana com o objetivo de fotografar natureza, encontrando paisagens e situações completamente diferentes a cada vez!

Por fim, o entardecer na ponte sobre o Lago do Ibirapuera é inesquecível!

Certamente é um dos meus locais preferidos para fotografar! Vale a pena conhecer!

As fotos a seguir foram feitas em vários passeios, em diferentes estações ao longo do ano.

 

  

 

 

 

 

Caso você queira ver mais algumas fotos feitas no Parque do Ibirapuera, visite minha galeria no Flickr.

 

 

Localização

 

O Parque fica localizado no seguinte endereço:

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Zona Sul

São Paulo - SP, 04094-050


Saiba mais

http://www.parquedoibirapuera.com/                                                       

http://www.sampa.art.br/parques/ibirapuera.php

http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/o-que-visitar/pontos-turisticos/212-parque-do-ibirapuera

 

Em seu próximo passeio fotográfico visite o Parque do Ibirapuera! Explore atentamente suas alamedas e jardins, pois certamente encontrará inúmeras imagens dignas de registro.

Agora pegue a sua câmera e vá fotografar!

Abraços.

Prof. Amparo (Carlos Eduardo Godoy)


Acompanhe as lições de fotografia publicadas semanalmente no Portal Sala de  Ciências! Clique nesse link para ver as lições já publicadas.

 

Siga-me no Twitter!


 

 

Ninféias

khantry design

Orquídeas

khantry design

Belas flores

khantry design

Reino animal

khantry design

Smoke painting

khantry design

Luzes na escuridão

khantry design

A dança do gelo seco

khantry design

Fotossíntese

khantry design

Polinização

khantry design

Metamorfose em Rã Touro

khantry design

RSS Fotografia

Clique no selo abaixo para assinar a RSS das lições semanais de fotografia do Portal Sala de Ciências. Elas serão adicionadas aos seus favoritos automaticamente.
EcoViagem
Fotografia

Facebook

Portal Sala de Ciências, Site criado e administrado por Carlos Eduardo Godoy, elaborado com Joomla! e com template original de SiteGround web hosting