Imagem da semana


Designed by:
SiteGround web hosting Joomla Templates
Orkut, Facebook, Twitter, Flickr... Cuidado com o que você publica em seu perfil

Caro aluno,

Você sabe o que é o Orkut? E o Facebook? E o Twitter? E o Flickr?

Tenho certeza que sim! Acredito até que muitos de vocês tenham conta nesses sites.

Eles são conhecidos como redes sociais. Nos últimos anos, milhões de pessoas se cadastraram em todo o mundo! Se perguntarmos a alguém jovem se faz parte de algum, é quase certo que responda sim!

Redes sociais são basicamente um site na internet no qual é possível criar relacionamentos virtuais. Elas permitem que o usuário publique um perfil de si mesmo e veja o perfil de outros usuários.

Quando existe alguma amizade real, ou algum interesse, é possível vincular o perfil de outra pessoa ao seu, de modo a acessar informações postadas pela outra pessoa, ser informado de suas publicações mais recentes e interagir com ela de várias maneiras.

Em alguns casos é possível restringir o acesso das informações pessoais aos amigos, mas isso nem sempre é feito! Descuido! Dessa maneira corre-se o risco de ter muitas informações pessoais (conversas, fotografias pessoais, endereço, telefone...) divulgados “para qualquer um”.

Elas podem ser muito úteis como ferramentas de produtividade, viabilizando contatos profissionais e facilitando o acesso a informações especializadas, porém também podem ser uma grande e perigosa distração ao “conversar” com pessoas que não se vê!

É grande o número de perfis falsos (fakes) que usam a inocência de alguns para roubar dados pessoais, planejar golpes e outras ações erradas.

Pense muito bem antes de aceitar, ou convidar, qualquer perfil encontrado na rede para fazer parte de sua rede de amigos. Tenha certeza da identidade do candidato antes de torná-lo seu amigo.

Por fim, escolha cuidadosamente as informações que pretende postar sobre você mesmo: Para quê publicar endereço e telefone?

Atualmente algumas redes sociais bastante conhecidas são: Orkut, Facebook, MySpace, Linkedin, Flickr e Twitter.

Saiba mais sobre elas lendo as reportagens:

Nos laços (fracos) da internet

Usuários de redes sociais: risco é maior que privacidade

TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação : USO DAS REDES SOCIAIS NA ESCOLA ENRIQUECE PROCESSO DE APRENDIZADO

Abraços.

Prof. Amparo (Carlos Eduardo Godoy)

 
Portal Sala de Ciências, Site criado e administrado por Carlos Eduardo Godoy, elaborado com Joomla! e com template original de SiteGround web hosting