|
Dia mundial do Meio Ambiente - Pequenas razões para preservar... |
|
05 de junho de 2010

O mundo todo realiza manifestações de apoio ao Meio Ambiente, protestando contra ações que desmatam, poluem, alteram o equilíbrio ecológico, provocam a extinção de espécies animais e vegetais.
Em meio a tudo isso algumas pessoas perguntam: "Para quê?"
A sociedade em que vivemos, que busca continuamente melhores condições de vida, esquece muitas vezes das coisas mais simples que nos cercam... Um simples nascer do Sol, flores que se abrem ao amanhecer, um beija-flor que as visita em busca de néctar!
Nada disso pode ser substituído por belos edifícios envidraçados repletos de lojas!
É preciso que as pessoas abram os olhos para as coisas mais simples ao seu redor, contemplando-as e descobrindo sua beleza!
A natureza é formada por verdadeiros tesouros que se renovam diariamente, na forma de seres vivos ou elementos não vivos que compõem a paisagem.
O programa Globo Repórter produziu uma belíssima reportagem sobre os Beija-flores, pequenas jóias aladas que enfeitam nossas matas. Usando câmeras de altíssima velocidade foi possível visualizar o movimento das asas que lhes permite até mesmo parar em pleno vôo. Clique nesse link para assistir a reportagem.
Saia de casa, busque um parque ou outro local de natureza preservada! Abra os olhos, desperte os outros sentidos, descubra, contemple, desfrute, viva intensamente cada sensação que seu corpo puder perceber!
Descubra o planeta em que você vive e as infinitas razões para preservá-lo!
Um grande abraço.
Prof. Amparo (Carlos Eduardo Godoy). |
|
Lightpainting - Pintando com a luz |
|

Caro aluno.
Bom dia!
A imagem acima é um exemplo de uma técnica muito interessante chamada "Lightpainting", ou "Pintura com a luz".
Ela é apenas uma amostra da criatividade que você pode usar em suas fotos para o I Concurso de Fotografias da Móbile. Nesse caso o tema da foto está relacionado ao estudo da luz e suas propriedades.
Nessa técnica o fotógrafo/artista usa uma lanterna para desenhar/pintar formas contrastantes sobre o fundo negro. Ela é bastante simples e pode ser realizada em casa, sem muito esforço.
Aprenda um pouco mais sobre essa técnica, e outras, clicando em Lições de Fotografia.
Caso você tenha alguma dúvida, ou queira saber mais sobre como produzir fotos interessantes, envie um e-mail para mim (cecgodoy @ gmail.com).
Um grande abraço.
Prof. Amparo. |
|
Dicas e lições de fotografia (Procedimentos) Como organizar as fotos da viagem de Estudo do Meio |
|
Caro aluno.
Agora que chegamos de nossa viagem de estudo do meio é hora de organizar as informações coletadas para que elas não se percam.
Os textos devem ser revistos e completados, as imagens devem ser organizadas e tratadas.
Com o objetivo de ajudá-lo nessa tarefa preparei algumas orientações:
Imagens (Fotografias)
1 - Crie uma pasta em seu computador com o nome da viagem. Exemplo: LAGAMAR
2 - Copie todas as fotos da câmera (cartão de memória) para essa pasta.
3 - Selecione todas elas (ao mesmo tempo) e mude o nome para: seunome-lagamar. Ao fazer isso o Windows irá automaticamente numerá-las colocando um número logo após o nome. Ficará assim: seunome-lagamar01, seunome-lagamar02, seunome-lagamar03...
4 - Faça uma cópia dessa pasta por medida de segurança. Isso evitará que você perca as fotos originais. Essa cópia é de extrema importância!
5 - Depois disso é a hora de olhar foto por foto e dar a elas o acabamento final. Para isso você pode utilizar programas gratuitos e de fácil uso. Você deve trabalhar apenas na pasta principal e deixar a outra como reserva.
* PICASA – Ótimo programa para organizar e tratar as imagens (fotos). Pode ser obtido no link.
* FASTSTONE - Esse software facilita bastante o trabalho de visualizar, converter e editar suas imagens. Ele é freeware e você pode fazer o download clicando aqui! Esse software é fantástico!
Sou fã dele e o uso cada dia mais! É muito leve, prático e fácil de usar! Recomendo!
* GIMP - Famoso editor gráfico para Linux em versão Windows. Hoje em dia ele pode brigar de igual para igual com o Photoshop. Se você está precisando de uma alternativa ao Photoshop, use o GIMP. Pode ser usado tanto como um simples programa para pintura quanto para retocar fotos, renderizar e converter imagens. Se você gostou das funções do GIMP, mas prefere a cara do Photoshop, use o GIMPShop que transforma a interface do GIMP idêntica ao Photoshop. Clique AQUI para fazer download.
* Photo Filtre – É um programa gratuito, MUITO bom e simples de usar! A versão 6.3.2 é gratuita e pode ser baixada no link. Para ter a versão em português é preciso fazer download de um arquivo adicional e descompactá-lo na pasta onde foi instalado o software.
6 - Abra as fotos no programa escolhido e ajuste brilho, cor e contraste. Além disso, se necessário, faça os recortes que possibilitem um melhor enquadramento do assunto fotografado! *Obs.: Veja exemplos de fotos "antes e depois" de tratamento clicando no link.
7 - Depois de prontas, grave um CD com as fotos finais e guarde-o junto de seu caderno de viagem.
8 - Se quiser, imprima algumas fotos que representem os momentos principais da viagem e cole-as em seu caderno de viagem.
Um grande abraço.
Prof. Amparo (Carlos Eduardo Godoy).
Acompanhe as lições de fotografia publicadas semanalmente no Portal Sala de Ciências! Clique nesse link para ver as lições já publicadas.
Siga-me no Twitter!

|
|
|
Neuróbica - Exercícios para o cérebro! |
|
Caro aluno,
Bom dia!
O Parque do Ibirapuera recebe diariamente um grande número de pessoas que procuram o local para caminhar, correr, pedalar e realizar diversos outros tipos de exercícios para melhorar a sua forma física.
Sem dúvida alguma são atividades saudáveis que trazem melhoria na qualidade de vida dos praticantes, quando realizadas da maneira correta e sem exageros.
Porém, a maioria das pessoas ignora a importância das atividades para exercitar o cérebro e desenvolver a memória e raciocínio!
Um cientista americano propõe que as pessoas realizem regularmente exercícios que estimulam diferentes áreas do cérebro para desenvolvê-lo, assim como a malhação desenvolve os músculos. Essas atividades receberam o nome de neuróbica.
Esses exercícios incluem basicamente atividades cotidianas realizadas de maneira diferente da usual, como trocar o relógio de braço, experimentar comidas com temperos diferentes e aprender novos jogos.
Tenho certeza de que praticar essas atividades será interessante e divertido!
Leia a notícia a respeito do assunto clicando aqui!
Um grande abraço.
Prof. Amparo (Carlos Eduardo Godoy)
|
|
Concurso de fotografias da Escola Móbile |
|

Caro aluno.
Prepare sua câmera, aprimore o seu olhar... e mãos a obra!
Participe do I Concurso de fotografia da Escola Móbile - Olhares da Ciência.
O evento é promovido pela área de Ciências da Escola Móbile, envolvendo todos os alunos desde o 6o ano do Ensino Fundamental II até o 3o ano do Ensino Médio.
Cada ano representará uma categoria, de modo que os alunos concorram apenas com alunos de sua mesma faixa etária.
Os temas de cada categoria estão relacionados aos conteúdos estudados em cada série, de modo que o resultado final mostrará um recorte de tudo aquilo que foi estudado ao longo do ano.
Informações sobre inscrições, regulamento, prazos e outros dados do concurso podem ser obtidos no site oficial, nesse link.
Busque fotografar imagens que representem o assunto estudado em nossas aulas!
Capriche na escolha do tema, na composição, na luz... na mensagem que você pretende transmitir com a foto.
Leia as lições de fotografia publicadas semanalmente aqui no Portal Sala de Ciências.
Caso você tenha alguma dúvida, envie um e-mail. Tentarei ajudá-lo!
Se fizer alguma foto interessante, leve para nossas aulas. Será um prazer comentá-la.
Contamos com a sua participação!
Porém, antes de fazer sua inscrição, converse comigo!
Não envie suas fotos agora, pois uma vez enviadas sua inscrição não poderá ser cancelada! Se você tirar outras fotos mais bonitas no futuro, não poderá inscrevê-las!
Abraços.
Prof. Amparo (Carlos Eduardo Godoy).
Acompanhe as lições de fotografia publicadas semanalmente no Portal Sala de Ciências! Clique nesse link para ver as lições já publicadas.
|
|
Engenharia do Clima - Possibilidades e riscos |
|
"O ano é 2020. O mundo falhou em chegar a um acordo para cortar emissões de gases-estufa, e os piores efeitos da mudança climática começam a se abater sobre a Terra: tempestades violentas, secas, degelo do Ártico e aumento acelerado do nível do mar.
Em desespero, algum país resolve, sem consultar ninguém, começar a lançar milhões de toneladas de enxofre na estratosfera, para bloquear a luz do Sol e resfriar o planeta. Mas a solução acaba tendo um efeito colateral: interrompe as monções na Índia, matando milhões de fome. " (Trecho extraído desse link)
Em busca da solução para os efeitos do aquecimento global, engenheiros e cientistas podem cometer erros e levar a problemas gigantescos no planeta!
O Jornal Folha de São Paulo publicou uma interessante matéria a respeito do tema.
Clique nesse link para ler a opinião de especialistas a respeito das possíveis medidas de combate ao Aquecimento Global.
Um grande abraço.
Prof. Amparo (Carlos Eduardo Godoy). |
|